Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
INDICE DOS ASSUNTOS   (17-10-2016)
GOLPE DE 64  (17-10-2016)
Snowden   (17-10-2016)
NOSTRADAMUS  (17-10-2016)
SÉCULO  (17-10-2016)

Rating: 3.4/5 (1310 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




B R I C S
B R I C S


BRIC é um acrônimo criado pelo banco de investimentos Goldman Sachs para se referir aos quatro maiores países emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia e China. A criação desse grupo ocorreu em virtude da necessidade de englobar e fazer um estudo sobre estes países, tendo em vista que até 2050, suas economias juntas superarão as economias dos seis países mais ricos do mundo atualmente (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália).

 

O BRIC não se trata de um bloco econômico, político ou militar, semelhantemente ao que ocorre com Mercosul, União Européia e OTAN, respectivamente. Podemos classificar o mesmo como uma associação comercial de cooperação mútua, elaborada desde 2002 para alavancar o crescimento das economias emergentes.

 

Juntos, os países do BRIC representam uma força global poderosíssima: mais de 40% da população mundial e um PIB de mais de 85 trilhões de dólares. As funções dentro do BRIC naturalmente ficariam definidas: o Brasil serviria como fornecedor de alimentos; a Rússia, de petróleo e gás natural; a Índia, de mão-de-obra; e a China, de tecnologia. Se, de fato, formassem um bloco econômico, seriam as maiores potências do mundo, se tornando um bloco de onipotência mundial.

Economistas afirmam que, mantidas as situações atuais (descritas acima), os países do BRIC poderão se tornar grandes economias num futuro próximo. Dentre estes países, destacam a China, em função do rápido desenvolvimento econômico (crescimento do PIB em torno de 10% ao ano) e elevada população.Tudo isso se trata de uma projeção. Os estudos sobre os países do BRIC revelam que cada país tem um desafio a vencer para chegar às condições projetadas pelos especialistas. Caso isso ocorra, as economias do BRIC poderão alterar toda a conjuntura econômica mundial.

 

Características comuns destes países:

 

- Economia estabilizada recentemente;

- Situação política estável;

- Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;

- Níveis de produção e exportação em crescimento;

- Boas reservas de recursos minerais;

- Investimentos em setores de infra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc);

- PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;

- Índices sociais em processo de melhorias;

- Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;

- Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e Internet (inclusão digital);

- Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes investimentos estrangeiros;

- Investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.

 

iNFORMAÇÕES MAIS ATUALIZADAS, no site abaixo :

 

 

 

http://professornivaldo.no.comunidades.net/index.php?pagina=1361044376