Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
INDICE DOS ASSUNTOS   (17-10-2016)
GOLPE DE 64  (17-10-2016)
Snowden   (17-10-2016)
NOSTRADAMUS  (17-10-2016)
SÉCULO  (17-10-2016)

Rating: 3.3/5 (1375 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




GUEVARA
GUEVARA

            ... Próxima Ultima

Che morto


(Foto 1/9)







 


Nasceu em 14 de junho de 1928 na cidade de Rosário e morreu no dia 9 de outubro de 1967, aos 39 anos. Foi o primeiro dos cincos filhos do casal Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa. Sua mãe foi a principal responsável por sua formação . Ela era católica e sempre estava cercada por mulheres politizadas, mantendo em casa um ambiente de esquerda .


Quando pequeno , sofria ataques de asma e aos 12 anos, se mudou com a família para as serras de Córdoba, onde morou perto de uma favela. Estudou grande parte do ensino fundamental em casa com sua mãe, onde lia as obras de Marx, Engels e Lenin. Em 1947, Ernesto entra na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires.


No Peru, trabalhou com leprosos e resolveu se tornar um especialista no tratamento da doença, onde conheceu a pobreza e a injustiça social que encontrou ao longo do caminho e se identificou com a luta dos camponeses por uma vida melhor. Mais tarde voltou à Argentina onde completou seus estudos em medicina. Foi dispensado de servir o exercito, porque tomou um banho gelado antes de sair de casa e na hora do exame teve um ataque de asma.


Em 1952, realiza uma longa jornada de oito meses pela América do Sul com o melhor amigo, Alberto Granado, percorrendo 10.000 km em uma moto Norton 500. Observam, se interessam por tudo, analisam a realidade com olho crítico e pensamento profundo. Neste momento começou a escrever diários , o que tornou-se um hábito, que foi cultivado até a sua morte.


Em 1953, já envolvido com a política, viajou para a Bolívia e depois seguiu para Guatemala com seu novo amigo Ricardo Rojo. Perseguido pela ditadura da Guatemala, Che foi para o México. Foi lá que Che conheceu sua futura esposa, a peruana Hilda Gadea Acosta e Ñico Lopez. Sua esposa o apresenta a Raúl Castro no México. Raúl Castro se encontrava refugiado no México após a fracassada revolução em Cuba e se tornou rapidamente amigo de Che. Raúl apresentou Che a seu irmão mais velho Fidel . Tornaram-se amigos instantaneamente, quando ficou ficou acertada a participação de Che no grupo revolucionário que tentaria tomar o poder em Cuba.


Em 25 de novembro de 1956 os revolucionários desembarcam em Cuba e se refugiam na Sierra Maestra, de onde comandam o exército rebelde na guerrilha que derrubou o governo de Fulgêncio Batista. A vitória veio em 1959. Após este acontecimento, Che torna-se cidadão cubano e vira o segundo homem mais poderoso de Cuba.


Che queria levar o comunismo a toda a América Latina. Da revolução em Cuba até sua morte, existiram duas mal-sucedidas expedições guerrilheiras. A primeira na Argentina, em 1964, quando seu grupo foi descoberto e a maioria morta ou capturada. A segunda, um ano depois de fugir da Argentina, no antigo Congo Belga, mais tarde Zaire e atualmente República Democrática do Congo.


Com o Disfarce de economista uruguaio, Che Guevara entrou na Bolívia em novembro de 1966, ele estava sem a barba e a boina tradicionais, junto com 50 guerrilheiros cubanos, bolivianos, argentinos e peruanos. Seu plano era treinar guerrilheiros de vários países para começar uma revolução continental.


Che foi capturado em 8 de outubro de 1967. Passou a noite numa escola de La Higuera, a 50 quilômetros de Vallegrande. No dia seguinte ( 9 de outubro de 1967), por ordem do presidente da Bolívia, general René Barrientos, foi executado com nove tiros, aos 39 anos, numa escola na aldeia de La Higuera, no centro-sul da Bolívia, pelo exército boliviano. Seus restos mortais ( o corpo estava sem as mãos que foram amputadas para dificultar o reconhecimento ) desapareceram por um longo tempo , encontrados apenas em 1997, 30 anos após sua morte, sob o terreno do aeroporto de Vallegrande. Em 17 de outubro de 1997, Che foi enterrado com honras de chefe de Estado, na cidade cubana de Santa Clara , com a presença da família e de Fidel.


Che se transformou num ícone na história das revoluções do século XX . Com a morte nasceu o mito, até hoje símbolo de resistência para os países latino-americanos.



http://www.youtube.com/watch?v=8-5bWdOD89s


 


 



http://www.youtube.com/watch?v=EmmXe8a99lk