Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
INDICE DOS ASSUNTOS   (17-10-2016)
GOLPE DE 64  (17-10-2016)
Snowden   (17-10-2016)
NOSTRADAMUS  (17-10-2016)
SÉCULO  (17-10-2016)

Rating: 3.4/5 (1320 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




LUA
LUA

This site requires Flash Player 8.0 or greater
Please click here to download.
(Arraste as Fotos e Clique 2 vezes para ampliar)

No final da década de 60, o mundo estava polarizado pela chamada Guerra Fria. Começava  a disputa ideológica e tecnológica entre soviéticos e americanos. Os dois países iniciaram uma corrida armamentista, com os dois lados construindo bombas nucleares. Foi o começo da concorrência pelas armas nucleares, com suas ogivas, americanos e soviéticos começaram a investir, de forma pesada, no desenvolvimento de mísseis que pudessem levar armas nucleares até o território do adversário. Esta corrida armamentista permitiu o desenvolvimento de foguetes capazes de chegar ao espaço.

Há 40 anos, no dia 16 de julho de 1969,  decolou do Cabo Canaveral, nos EUA, o Apollo 11, que tornou realidade um dos sonhos mais antigos da humanidade: a chegada do homem à Lua.

A Proeza realizado pelo astronauta americano Neil Armstrong quatro dias depois, teve como motivação a disputa por poder entre os Estados Unidos e União Soviética.

A União Soviética foi o primeiro país a colocar um satélite em órbita, em 1957, com o lançamento do Sputnik, e neste mesmo ano, enviou ao espaço a cadela Laika.

Em 1961, a União Soviética foi a primeira nação à enviar o homem ao espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin. Apóes este evento estava iniciada a chamada corrida espacial, um símbolo da batalha da Guerra Fria.

Em 1961 o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, lançou um desafio de enviar o homem à Lua e trazê-lo de volta em segurança à Terra.  Para cumprir a promessa, foi criado o programa Apollo.

A Apollo 11 era formada pelos astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin.

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua e Buzz Aldrin o segundo.

A missão teve início no dia 16 de julho de 1969, quando o Colúmbia foi lançado do centro Espacial Kennedy, localizado na Flórida.

Neil Armstrong fixou uma bandeira dos Estados Unidos em solo lunar e colocou uma placa com os dizeres: "Aqui homens do planeta Terra colocaram pela primeira vez o pé na Lua. Julho de 1969. Nós viemos em paz, em nome da humanidade".

Na placa, as assinaturas dos três astronautas e do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon.

A missão foi  acompanhada  atentamente pela televisão e rádio por milhões de pessoas ao redor do mundo e, no lançamento, por milhares de espectadores nas proximidades do Centro Espacial.

Após a Apollo 11, o programa Apollo fez outros cinco desembarques na Lua entre 1969 e 1972, totalizando 12  norte-americanos  à pisarem em solo lunar . Esta proeza custou  aos cofres americanos US$ 25,4 bilhões.

Em 1975, uma nave Apollo e uma nave Russa Soyuz se encontraram em órbita. Astronautas americanos e cosmonautas russos apertam as mãos no espaço. Este fato foi um marco para  selar o inicio do fim da guerra fria .

Muitos dos avanços tecnológicos que utilizamos hoje foram criados na época durante pesquisas de aprimoramento das missões espaciais. Dentre muitas aplicações podemos citar a comunicação mundial via satélite, o uso de computadores pessoais, satélites de telecomunicação, satélites meteorológicos ,  plásticos e desenvolvimento de  materiais sintéticos.