Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
INDICE DOS ASSUNTOS   (17-10-2016)
GOLPE DE 64  (17-10-2016)
Snowden   (17-10-2016)
NOSTRADAMUS  (17-10-2016)
SÉCULO  (17-10-2016)

Rating: 3.3/5 (1374 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




SERGIO CARDOSO
SERGIO CARDOSO


 

 

SÉRGIO CARDOSO

 

Sérgio de Mattos Cardoso nasceu em Belém do Pará, em 15 de Março de 1925 e faleceu em 1972.

 

Passou boa parte de sua infância em Manaus e não percebeu em si qualquer inclinação artística. Gostava de música, e para espanto de todos, de óperas.

Formou-se em Direito no Rio de Janeiro, na Pontifícia Universidade Católica, e começou a sonhar com o Itamarati, queria ser diplomata.

Uma semana antes de se formar em Direito, estréia aos 23 anos de idade no papel de Hamlet, de William Shakespeare, em 1948.

Nascia uma estrela de primeira grandeza, no cenário artístico brasileiro. Todos se encantavam ao assisti-lo. Sua interpretação era primorosa e ele foi para o T.B.C. (Teatro Cultura Artística) de São Paulo.

Morreu de ataque cardíaco aos 47 anos, em 1972, durante as gravações de O Primeiro Amor de Vicente Sesso e é substituído por seu amigo e compadre Leonardo Villar a partir do capítulo 200.

Após sua morte, surgiriam rumores que Sérgio sofria de catalepsia e haveria sido enterrado vivo. Tudo foi negado por parentes e amigos.

 

Em 1949, funda sua própria companhia teatral, com a atriz italiana radicada no Brasil, Nídia Lícia com quem se casaria no ano seguinte, e com ela teve uma única filha, Silvia Luiza em 1951.

Montaram peças de sucesso, entre as quais: "Vestido de Noiva"; "Três Anjos Sem Asas"; "Uma Cama para Três; "Amor sem Despedida"; "Calígula" e outras. Na TV TUPI, Sérgio Cardoso apareceu em 1961, fazendo várias novelas de sucesso: "Olhais os Lírios do Campo"; "O Sorriso de Helena ; "O Cara Suja"; "O Preço de Uma Vida"; "O Anjo e o Vagabundo"; "Somos Todos Irmãos"; "Calúnia"; "Paixão Proibida"; "Antonio Maria". Essa última , que fez ao lado de Aracy Balabanian, fez um sucesso tão grande, que os dois atores pensavam viajar com a peça. Mas aconteceu o inesperado: o público, ao vê-los no palco, batiam tantas palmas, que eles não podiam apresentar a peça. Uma verdadeira ovação popular. Depois de 1969, Sérgio Cardoso foi para a TV Globo, onde fez: "A Cabana do Pai Tomás"; "Pigmaleão 70"; "A Próxima Atuação"; "O Primeiro Amor". Quando estava fazendo essa última novela, sofreu um ataque repentino de coração e faleceu em 1971. Ainda era bastante jovem e a morte causou comoção nacional. Ele foi, sem dúvida, uma grande "estrela" do cenário artístico nacional. Ao seu enterro compareceram 20.000 pessoas. Onde formou sua companhia de Teatro, hoje existe o Teatro Sérgio Cardoso.

Filmografia - Ator

1970 - Os Herdeiros (Ramos)

1968 - A Madona de Cedro (Pedro)

1955 - Três Destinos (inacabado)

1951 - Angela Filmografia - DiretorPrêmios

Fez peças importantes:

"Entre Quatro Paredes"

"Pedido de Casamento"

"Os Filhos de Eduardo"

"A Ópera dos Três Vinténs"

"O Homem da Flor na Boca"

"Do Mundo Nada se Leva"

"O Poeta Maldito"

"Seis Personagens à Procura de um Autor"

"Convite ao Baile"

"A Falecida"

"A Ceia dos Cardeais"

 

http://www.professornivaldo.no.comunidades.net/index.php?pagina=1357303841