Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
INDICE DOS ASSUNTOS   (17-10-2016)
GOLPE DE 64  (17-10-2016)
Snowden   (17-10-2016)
NOSTRADAMUS  (17-10-2016)
SÉCULO  (17-10-2016)

Rating: 3.4/5 (1320 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




Superstição
Superstição

 

 O poder da superstição

Superstição não é aplicada apenas por  povos "menos desenvolvidos".

Superstição também ocorre com povos do Mundo industrializado.

 

Quem nunca bateu na madeira 3 vezes para afastar uma notícia ruim ou se vestiu de branco na virada do ano para atrair sorte?

Resposta: O hábito de bater na madeira apareceu milhares de anos atrás entre os pagãos, que acreditavam que as árvores serviam de moradia dos deuses. Para chamar o poder das divindades, povos como os celtas batiam nos troncos, afugentando maus espíritos.

 

Por que usar roupa branca no Réveillon ?

Resposta:  A roupa branca do Réveillon é uma influência das tribos africanas que vieram para o Brasil durante o período da escravidão. Segundo elas, o branco tem o significado de paz e purificação.)

 

A ferradura traz boa sorte ? 

Resposta : Desde a Grécia antiga, o objeto é considerado um amuleto, por vários motivos. Primeiro, porque na época era feito de barro, material que os gregos pensavam proteger contra o mal. Segundo, porque seu formato lembra a Lua, símbolo de prosperidade. O talismã ganhou, séculos depois, a simpatia dos romanos. A fama dura até hoje.

 

Comer lentilhas no réveillon traz boa sorte e prosperidade?

Resposta : Pequenos rituais, como comer lentilha no Réveillon (já que o grão, quando cozido, aumenta de tamanho, o que significa crescimento e fartura, segundo a tradição grega), geralmente não dão muito trabalho e são quase sempre acessíveis a todos, pobres ou ricos.

 

O número 13 traz azar?

Resposta : Como foi sempre difundido e de  tanto se acreditar  que o número 13 é símbolo de azar, o número acabou ganhando uma força e entrou para a crença popular em todo mundo.

Até hoje não há nada que comprove a má fama do número 13, mas muita gente prefere evitá-lo.

 

A fama de azar  ganhou força com o relato bíblico da Última Ceia, em que 13 pessoas se reuniram à mesa na véspera da crucificação de Jesus.

 

O elevador do Palácio do Anhangabaú, construído na década de 1930  passa direto do 12º para o 14º andar.   Construído  em 1988, o edifício do Banco Safra, na avenida Paulista, também não possui o 13º andar, assim como a Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas, um prédio de 1999 localizado na Marginal do Pinheiros.

 

Trevo de 4 folhas traz sorte?

Resposta : trevo de 4 folhas, como acontecia no Egito antigo, onde era  raro encontrar ,  estava associada à deusa Ísis  e era utilizada em rituais de amor, para dar sorte.

 

Pular 7 ondas no ano-novo traz sorte ?

Resposta : É   uma tradição africana ligada à umbanda e ao candomblé. O 7 é um número considerado espiritual (são 7 os dias da semana e os chacras). Pular 7 ondas ajudaria a invocar os poderes de Iemanjá, a deusa do mar, que purifica e nos dá força para vencer os obstáculos do ano que está por vir.

 

Usar figa da sorte traz sorte?

Resposta: Na Grécia antiga e em Roma, o amuleto era comum, principalmente para mulheres, por ser considerado símbolo de fertilidade. O polegar entre os dedos representaria o órgão masculino penetrando no feminino. Com o tempo, a figa também passou a ser usada contra mau-olhado.

 

Quebrar espelho dá 7 anos de azar ?

Resposta : Os gregos tinham o costume de ler o futuro a partir da imagem de uma pessoa refletida sobre uma tigela com água. Se o pote quebrasse, era azar na certa.

 

Os romanos herdaram o hábito, acrescentando que a má sorte se estenderia por 7 anos e como no início os   espelhos de vidro custavam caríssimos,  os nobres avisavam a seus serviçais que, se quebrassem um, estariam fadados a viver 7 anos de mau agouro.

 

Será que morre se  chupar manga e tomar leite ?

Resposta : Essa história que comer manga com leite mata surgiu na época dos escravos, quando a última refeição que eles tinham na senzala era um copo de leite.

Só esta refeição  não era suficiente para alimentá-los, eles iam para dentro das plantações comer manga, e quando faziam isso ,  os senhores de escravos ficavam  sempre  com prejuízo, então  começaram a espalhar nas fazendas que manga com leite matava.

 

 

Outras crenças populares :

É sinal de morte?

Se  duas pessoas falam na mesma ao mesmo tempo, morrem ao mesmo tempo.    

Quando retornar de um enterro, se o caixão do defunto parar em frente a uma casa,  vai morrer  alguém daquela família.  

 

Visita de Alma penada

Se for  dormir sem lavar os pratos, as almas vêm lambê-los.

 

Será que dá azar ?

A pessoa  passar por baixo de escada ou construção.

Se a pessoa  comer cantando ou usando chapéu.

Alguém  viajar com padre em trem ou ônibus.

Alguém  varrer casa de noite.

Se sentar na porta da casa do vizinho e colocar a cadeira para dentro.

Deixar a  tesoura aberta dentro de casa.

Quando alguém  pentear o cabelo de noite.

Quando alguém   varrer casa quando o pai ou mãe viajar.

 

Diz o ditado popular que a mulher não casa  se :

Se ela colocar o  chapéu do padre na cabeça.

Se alguém  varrer os seus  pés.

A mulher ir ao cemitério e não mudar a roupa.