Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
INDICE DOS ASSUNTOS   (17-10-2016)
GOLPE DE 64  (17-10-2016)
Snowden   (17-10-2016)
NOSTRADAMUS  (17-10-2016)
SÉCULO  (17-10-2016)

Rating: 3.4/5 (1320 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




Transposição do Rio São Francisco
Transposição do Rio São Francisco

 

Transposição do Rio São Francisco

Com previsão de beneficiar  aproximadamente 12 milhões de pessoas, o projeto prevê a captação de apenas 1,4% da vazão de 1 850 m³/s do São Francisco.

É  um empreendimento do Governo Federal, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional , que preve  a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território de quatro Estados (Pernambuco, Paraíba,Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.

Ao longo do caminho, o projeto prevê aconstrução de nove estações de bombeamento de água.

Orçado atualmente em R$ 8,5 bilhões, em como objetivo principal a irrigação da região nordeste e semiárida do Brasil.

Iniciada em 2007, a conclusão da transposição estava originalmente planejada para 2012, no governo LULA,  mas atrasos mudaram a data para 2015, no governo DILMA.

Desvantagem possível de ocorrer:

Modificação nos ecossistemas dos rios da região receptora, com a alteração da diversidade de plantas e animais aquáticos, com a consequente seleção das espécies nos rios receptores.

 

 

Vantagens possíveis de ocorrer :

Geração de Emprego: Geração de cinco mil empregos durante a construção da obra, mas ao término das obras, não haverá um impacto significativo em termos de geração de empregos.

Aumento a renda e o comércio das regiões atingidas, principalmente nas cidades que abrigarão os canteiros de obra. No futuro, se espera a elevação do emprego e renda, advindas  da agricultura irrigada e da indústria que serão conseqüência da transposição.

Abastecimento rural com água de boa qualidade, através da construção de chafarizes públicos em 400 localidades urbanas do sertão, aumentando substancialmente o volume de água disponível.

A qualidade da água dos rios e açudes das regiões receptoras será beneficiada com as águas do São Francisco, melhorado significativamente a qualidade.

Abastecimento de até 12,4 milhões de pessoas das cidades,através de sistemas de abastecimento urbano.